Qual a lâmpada correta para meu ambiente?
O que se vê no cotidiano é o consumidor comprar lâmpadas levando em consideração principalmente o preço. A escolha correta das lâmpadas, além de proporcionar economia de energia pode valorizar o ambiente como também deixar o ambiente mais confortável para seus ocupantes. Segue abaixo os tipos de lâmpadas e a utilização mais adequada.
- Lâmpadas incandescentes - são as mais comuns nas casas brasileiras, porém, emitem pouca luz e mais calor, consumindo mais energia.
- Lâmpadas fluorescentes tubulares – são indicadas para escritórios e salas de estudo que precisem de iluminação potente e uniforme. Apresenta baixo consumo de energia e boa duração.
- Lâmpadas fluorescentes compactas – são bastante usadas em banheiros e cozinhas. As de baixa potência podem ser utilizadas em lugares de passagem, como corredores. Podem ser mais caras que as incandescentes, porém, apresentam longa vida útil, o que proporciona economia em longo prazo.
- Halógenas e Dicróicas - são muito utilizadas em projetos de decoração, devido ao facho de luz direcionado, proporcionando um ambiente aconchegante. Em alguns modelos conta com refletor espelhado multifacetado dicroico.
- Lâmpadas LED – são a melhor opção no mercado, atualmente, apesar do uso doméstico ser pouco difundido. Apresenta excelente vida útil e redução do consumo em até 90%. As lâmpadas de LED têm a vantagem de iluminar mais sem esquentar. Pode ser usada na sala para dar destaque a determinados móveis, objetos e esculturas; nos quartos e salas, em nichos de gesso ou marcenaria, e até mesmo na varanda como pontos de luz.
- Luz branca ou amarela? A luz branca proporciona um ambiente mais dinâmico ideal para áreas de trabalho como escritórios e cozinhas, já a luz amarelada proporciona um ambiente mais aconchegante ideal para áreas de descanso como quartos e salas.
- Lâmpadas coloridas - o vermelho tem propriedade estimulante, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada. Baseado nisso recomenda-se colocar lâmpada azul no abajur dos quartos e nunca coloque lâmpada vermelha.